Um estudo recente descobriu que a acupuntura pode não apenas reduzir a dor em pacientes com vários tipos de cancro, mas também reduzir o uso de analgésicos.
A acupuntura está significativamente associada à redução da dor no cancro e ao uso de analgésicos, de acordo com os resultados do estudo publicado na JAMA Oncology. No entanto, os pesquisadores observaram que são necessárias pesquisas adicionais para determinar o benefício para tipos específicos de cancro e a melhor forma de integrar essas práticas nos cuidados clínicos para reduzir o uso de opióides.
Mais de 70% dos pacientes com cancro experimentam dor relacionada à sua doença e os crescentes problemas em torno do uso e prescrição de opióides nos Estados Unidos têm levado a Sociedade Americana de Oncologia Clínica e a Rede Nacional de Cancro a considerar intervenções não farmacológicas para controlo da dor, como a acupuntura.
Os investigadores realizaram uma revisão sistemática de 17 ensaios clínicos randomizados que incluíram 1.111 pacientes e uma meta-análise de 14 ensaios com 920 pacientes. Todos os estudos foram realizados nos Estados Unidos, China, Austrália, Brasil, França e Coréia.
Nove dos 17 ensaios clínicos foram controlados por simulação, o que significa que alguns participantes receberam placebo ou acupuntura falsa. Seis estudos compararam acupuntura real com acupuntura simulada e sete compararam a combinação de acupuntura e acupuntura com terapia de alívio da dor.
No geral, quando comparada com a simulação, a acupuntura real foi associada à redução da intensidade da dor. Além disso, quando acupuntura foi combinada com terapia de alívio da dor, seis estudos encontraram associação com a redução da intensidade da dor. Dois estudos descobriram que essas intervenções levaram a um uso reduzido de opióides no tratamento da dor. E enquanto a revisão sistemática constatou que a acupuntura está associada a uma redução significativa da dor, a meta-análise constatou que ela estava associada a uma maior redução da dor quando comparada ao controle simulado.
Os efeitos colaterais associados à acupuntura e acupuntura foram menores, observaram os pesquisadores e consistiam principalmente em alterações ligeiras da pele e tecidos subcutâneos ou dor leve no local da aplicação. Seis estudos não relataram quaisquer efeitos colaterais durante o período do estudo e nenhum paciente teve que interromper a intervenção por causa dos efeitos colaterais.
Embora essa conexão significativa entre acupuntura e redução da dor no cancro seja promissora, os pesquisadores explicaram que a incorporação da acupuntura nos planos de tratamento da dor para pacientes com cancro permanece um desafio. Os pacientes e terapeutas de medicina convencional nem sempre têm as informações ou o acesso necessário para tomar decisões informadas sobre a vantagem de tirar proveito dessas intervenções.
Os muitos tipos diferentes de dor no câncer, os métodos variados de tratamento e os vários tipos de acupuntura envolvidos nos ensaios clínicos analisados criam limitações, explicaram os pesquisadores. No entanto, os benefícios observados nesses estudos sugerem que pesquisas mais rigorosas sobre a conexão entre acupuntura e dor no cancro seriam úteis para pacientes em busca de terapias não farmacológicas para o controle da dor.
CLÍNICAS DR. LIBERTO MATOS
O Dr. Liberto Matos é Biomédico Acupuntor tendo exercido funções no Laboratório de Urgência do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa tendo muita experiência hospitalar com pacientes oncológicos . Tem ajudado no tratamento de vários pacientes oncológicos com diferentes tipos de cancro bem como na redução dos efeitos secundários da quimioterapia com acupuntura e medicina chinesa.
Tem um problema oncológico?
Gostaria de complementar o seu tratamento oncológico com acupuntura e medicina tradicional chinesa?
Marque já a sua consulta através da nossa LINHA 24H 969 990 656
Comments